Caplan, síndrome de

Pneumoconiose reumatóide - é uma forma nodular de pneumoconiose dos mineiros de carvão observada em pacientes com artrite reumatóide. Os nódulos são múltiplos, tendem a ser maiores que os nódulos de carvão típicos, desenvolvem-se durante curtos períodos de tempo e sofrem cavitação com maior freqüência. Estes achados geralmente ocorrem concomitantemente com as manifestações articulares, artrite ativa e a presença de fator reumatóide circulante. A maior prevalência ocorre entre os silicóticos, apesar de ter sido descrita inicialmente em mineiros de carvão com pneumoconiose. O achado que define o tipo clássico da síndrome é a presença de nódulos reumatoides nos pulmões, observados no Raio X de tórax em pacientes com pneumoconiose de trabalhadores das minas de carvão, independente da presença ou não de pequenas opacidades pneumoconióticas, ou de grandes opacidades de fibrose pulmonar maciça, associada ou não a um quadro de artrite reumatoide em atividade.

Caplan, síndrome de

Medicina do Trabalho Pneumologia Reumatologia