Charles Bonnet, síndrome de

Alucinações visuais vividas e bem formadas ocorrendo no contexto de uma visão fraca em indivíduos mentalmente sadios, mais comumente idosos. É caracterizada pela presença de alucinações visuais complexas e isoladas, geralmente associadas a déficit visual, em pacientes sem distúrbios cognitivos ou psiquiátricos, sendo que estes têm consciência da natureza irreal destes fenômenos. Uma degeneração macular grave e glaucoma são etiologias comuns, mas danos ao nervo óptico também podem predispor ao transtorno. As alucinações são geralmente de pessoas, animais ou objetos, frequentemente “liliputianos”, e percebidas como agradáveis por muitos pacientes. A maioria das teorias sobre a patogênese desta síndrome enfatiza a associação com o déficit visual. Dentre as muitas teorias que tentam explicar as alucinações visuais, a mais amplamente aceita é de que estímulos visuais reduzidos ou ausentes justificariam o início dos distúrbios. Existe a hipótese de que a redução de supressão de centros corticais superiores causa a liberação de "traços de percepção" geralmente inibidos. Médicos que lidam com pacientes com baixa visão devem saber distinguir as características peculiares desta síndrome, após exclusão de doenças neurológicas e psiquiátricas.

Charles Bonnet, síndrome de

Geriatria Oftalmologia Psiquiatria