Dressler, síndrome de

É uma dor torácica pós-infarto do miocárdio que não é causada por isquemia miocárdica. A sua etiologia é incerta, mas ela se caracteriza por inflamação do pericárdio e dos tecidos adjacentes. uma complicação de infartos transmurais do miocárdio e caracteriza-se clinicamente por dor pericárdica associada a atrito de fricção pericárdica. Acredita-se em causa imunomediada. Os pacientes com esta síndrome apresentam febre, derrame pleural e dor nas articulações, ou seja, sintomas sugestivos de deonça do soro. A síndrome de Dressler ou pós-IAM tipicamente ocorre entre duas a 10 semanas após o infarto agudo do miocárdio, embora exista alguma sobreposição entre essa síndrome e a pericardite pós-IAM. Foi observada menos comumente em anos recentes, provavelmente relacionada com as terapias médica e mecânica melhoradas que limitam o tamanho do infarto. O tratamento da síndrome tipicamente inclui salicilatos em altas doses. Outros agentes antiinflamatórios após IAM devido à sua associação com a cicatrização alterado do infarto são relativamente contraindicados. Em alguns estudos mostrou-se que o tratamento com corticosteróide é benéfico

Dressler, síndrome de

Cardiologia Emergência Clínica