Ekbom, síndrome de

É uma síndrome psiquiátrica na qual o paciente apresenta uma crença delirante de que sua pele está infestada por insetos, vermes ou outros pequenos animais. O início do quadro é insidioso e o delírio tipicamente é precedido por sensações táteis primárias, como prurido ou parestesia, ou mesmo alucinações, as quais precipitam o delírio secundário de infestação. Também conhecida como delírio de parasitose ou acarofobia, é um estado fóbico obsessivo. Em estado alucinatório, retira fragmentos de pele, identificando-os como parasitas. Pode tratar-se de um quadro psiquiátrico primário ou secundário a outros transtornos orgânicos. A maioria dos pacientes é do sexo feminino, idosa ou pré-senil e com isolamento social pré-mórbido. A idade média, de início do quadro, é 55,6 anos. O início dos sintomas pode ser brusco ou lento e com queixas de sensação de prurido, pinicamento, alguma sensação de movimento dentro da pele, formigamento ou alucinação tátil, desencadeando a sensação de parasitismo. As lesões cutâneas são frequentes, incluindo escoriações discretas, prurigo nodular e, até mesmo, úlceras francas e cicatrizes, localizadas, mais ou menos, simetricamente e produzidas pela ação do paciente, no intuito de "retirar" o parasita da pele. O início dos sintomas pode ser brusco ou lento e com queixas de sensação de prurido, pinicamento, alguma sensação de movimento dentro da pele, formigamento ou alucinação tátil, desencadeando a sensação de parasitismo. As lesões cutâneas são frequentes, incluindo escoriações discretas, prurigo nodular e, até mesmo, úlceras francas e cicatrizes, localizadas, mais ou menos, simetricamente e produzidas pela ação do paciente, no intuito de "retirar" o parasita da pele. Alguns casos estão sabidamente associados a doenças orgânicas como: hipotireoidismo; diabetes; lesões corticais; retardo mental; anemia severa e algumas infecções como HIV e sífilis, assim como intoxicações

Ekbom, síndrome de

Dermatologia Infectololgia Psiquiatria