CARREGANDO...

Olá Visitante      Login   Cadastrar
 

Felty, síndrome de

Compreende a tríade de artrite reumatoide nodular soropositiva, neutropenia autoimune e esplenomegalia. Ocorre em menos de 1% dos pacientes com artrite reumatoide (AR).

A causa da neutropenia é multifatorial e inclui deficiência da granulocitopoiese e sequestro periférico de neutrófilos, com aumento de infecções bacterianas e consequente aumento da mortalidade. Mais de 95% dos pacientes apresenta fator reumatoide positivo, o fator antinuclear é positivo em 47%-100% dos casos.

A faixa etária predominante é da quinta a sétima década, sendo dois terços dos pacientes mulheres.

Ocorre em pacientes portadoras de AR de longa evolução, com importante destruição articular e pouca ou nenhuma inflamação, além de manifestações extra-articulares exuberantes, como nódulos subcutâneos, úlceras de membros inferiores (MMII), linfadenopatia, vasculites e neuropatia periférica.

Encontra-se fator reumatóide (FR) em altos títulos em 95% dos casos. A esplenomegalia é de tamanho variável, não sendo essencial para o diagnóstico. A causa da neutropenia é multifatorial e inclui deficiência da granulocitopoiese e seqüestro periférico de neutrófilos. Ocorre aumento de infecções bacterianas em pacientes com Felty, principalmente quando a contagem de leucócitos está abaixo de 500 células/mm3, levando à piora do prognóstico da doença. O metotrexato (MTX) é a droga de primeira escolha, havendo ainda descrições de benefícios de outras medicações. A esplenectomia reserva-se aos casos refratários ao tratamento clínico.

A síndrome de Felty é uma complicação rara da artrite reumatóide, acarretando pior prognóstico à doença. Apresenta mortalidade acima de 36% em 5 anos em razão de infecções recorrentes.

Felty, síndrome de

Hematologia Infectologia Reumatologia

14

Artigo(s)
Relacionados
  • Hematologia
  • Infectologia
  • Reumatologia

Deseja ler sobre outras síndromes? Selecione abaixo a letra inicial da síndrome que você busca.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z