Lambert-Eaton, síndrome de

A síndrome miastênica de Lambert-Eaton (LEMS) é uma desordem imunomediada da transmissão neuromuscular pré-sinaptica, que mais frequentemente ocorre como efeito à distância de uma neoplasia, na forma paraneoplásica (P-LEMS), ou na forma não paraneoplásica (NP-LEMS). Esta síndrome é causada por anticorpos contra os canais de cálcio nas terminações nervosas. Esses anticorpos bloqueiam o fluxo de cálcio e, assim, inibem a transmissão dos impulsos nervosos. Ela é vista comumente em associação com carcinoma oculto, especialmente carcinoma de pequenas células do pulmão. Esta síndrome lembra clinicamente a Miastenia Gravis devido à fraqueza proximal flutuante. Ela geralmente é tratada por terapia da neoplasia subjacente, algumas vezes acompanhada de plasmaferese e outros imunossupressores (prednisona e azatioprina), especialmente em casos onde não pode ser encontrado nenhum câncer oculto. A quanididina pode fornecer alívio sintomático.

Lambert-Eaton, síndrome de

Neurologia Oncologia