Lemierre, síndrome de

É uma tromboflebite supurativa da veia jugular interna que resulta de infecção orofaringeana agudal. É caracterizada pela infecção aguda da orofaringe, complicada por trombose venosa jugular interna secundária à tromboflebite séptica, e por infecções metastáticas a vários órgãos distantes-mais freqüentemente os pulmões (embolização séptica). É uma doença grave causada pela bactéria anaeróbia Fusobacterium necrophorum. Tipicamente ocorre em adolescentes e adultos jovens saudáveis. A infecção origina-se nas tonsilas palatinas e tecidos circunjacentes na maioria dos casos, mas também pode iniciar-se como faringite, parotidite, otite média, sinusite, infecção odontogênica e mastoidite. Posteriormente, ocorre a infecção do espaço faríngeo lateral, que contém a VJI, levando à tromboflebite séptica deste vaso. A bacteremia é complicada por êmbolos sépticos para diversos locais, como os pulmões (mais freqüente), articulações e ossos. Na era pré-antibiótico, esta síndrome não era incomum e tinha evolução fulminante, geralmente fatal, entre 7 e 15 dias. Embora rara nos dias atuais, há evidências do ressurgimento dessa condição nos últimos anos, com alguns relatos de casos na literatura. Isto possivelmente está associado à limitação do uso de antimicrobianos para o tratamento de infecções das vias aéreas superiores a fim de evitar sua utilização desnecessária em casos de etiologia viral.

Lemierre, síndrome de

Angiologia Emergência Clínica Infectologia Otorrinolaringologia