Rowell, síndrome de

É descrita como associação entre lúpus (discóide ou sistêmico) e eritema multiforme. Por apresentar lesões bolhosas, implica em diagnóstico diferencial das lesões bolhosas do próprio lúpus e de outras patologias bolhosas que podem se superimpor. As lesões cutâneas típicas da síndrome de Rowell são compatíveis com as do eritema multiforme, o qual tende a poupar áreas de mucosa. Têm sido descritas em pacientes com lúpus discoide ou sistêmico e estão associadas com a presença do FAN padrão salpicado e testes positivos para o FRe o anticorpo anti-Sj-T. Este último anticorpo é identificado, atualmente, como sendo o próprio anticorpo antiRo/SS-A. Atualmente a síndrome de Rowell é definida pela presença de três critérios major: 1) reconhecimento de LES, lúpus discoide ou lúpus subagudo; 2) lesões de eritema multiforme, com ou sem envolvimento das mucosas, e 3) ANA positivo, com padrão pontilhado e, pelo menos, um critério minor: 1) perniose; 2) Ac anti-Ro ou anti-La positivo; 3) Fator reumatoide positivo.

Rowell, síndrome de

Dermatologia Pediatria