CARREGANDO...

Olá Visitante      Login   Cadastrar
 

Síndrome Alcoólica Fetal

Fetal alcohol syndrome

O fenótipo desta condição é definido pela tríade sintomática que inclui: dismorfismos faciais, prejuízo no crescimento pré e pós-natal e malformações do sistema nervoso central (SNC), acrescido ao histórico materno para o uso de álcool durante a gestação.

O diagnóstico da síndrome alcoólica fetal (SAF) é atribuído aos casos em que todas essas alterações estão presentes. As características clínicas da SAF são: deficiência de crescimento antes e depois do parto, retardo mental, anormalidades da cabeça e face, defeitos cardíacos congênitos, distúrbios comportamentais e anormalidades no sistema nervoso central.

A etiologia da SAF é ambiental e sua gravidade advém da combinação da ingestão de álcool pela mãe com algumas modalidades de fatores de risco, tais como quantidade e freqüência com que o álcool foi consumido pela gestante, período da gestação em que a mãe ingeriu a substância, idade materna e seus aspectos genéticos, nutricionais e físicos, o uso concomitante de tabaco e/ou outras drogas, fatores socioeconômicos, psicológicos, familiares e tolerância da mãe e do feto aos possíveis efeitos teratogênicos do álcool.

As características faciais representam um dos principais sinais clínicos que torna possível o diagnóstico precoce da síndrome, somado às manifestações comportamentais.

Dentre as principais características faciais observa-se hemiface achatada, fissuras palpebrais curtas, ptose, narinas antevertidas, filtro nasal apagado e lábio superior fino e liso.

Além das características faciais, podem-se encontrar outras alterações como anomalias digitais, deficiência mental, alterações nas habilidades de comunicação, lingüística e de aprendizagem, além de alterações comportamentais e nos aspectos sócio-interacionais

Síndrome Alcoólica Fetal

Ginecologia & Obstetrícia Pediatria Psiquiatria

6

Artigo(s)
Relacionados
  • Ginecologia & Obstetrícia
  • Pediatria
  • Psiquiatria

Deseja ler sobre outras síndromes? Selecione abaixo a letra inicial da síndrome que você busca.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z