Wellens, síndrome do

Constitui uma das apresentações da síndrome coronariana aguda (SCA) de alto risco e está associada à estenose grave da porção proximal da artéria coronariana descendente anterior. Tal condição clínica se não identificada e tratada precocemente pode evoluir para infarto agudo do miocárdio em parede anterior e óbito. Apresenta as seguintes características: (1) história prévia de dor torácica; (2) ausência de ondas Q patológicas; (3) progressão normal das ondas R precordiais; (4) pequena ou nenhuma elevação de marcadores cardíacos; (5) pequeno ou ausência de supra de ST; (6) ondas T bifásicas ou simétricas e invertidas em V2 e V3, ocasionalmente em V1, V4, V5 e V6. Estudo envolvendo 1260 pacientes, dos quais 180 apresentavam alterações eletrocardiográficas sugestivas de lesão crítica de artéria descendente anterior evidenciou que pacientes submetidos à estratégia invasiva precoce apresentavam melhor prognóstico

Wellens, síndrome do

Cardiologia Emergência Clínica