Zollinger-Ellison, síndrome de

Caracteriza-se pela acentuada hipersecreção de ácido, devido a níveis circulantes elevados de gastrina causados pela presença de tumor secretor de gastrina.

É responsável por menos de 1% dos casos de úlcera péptica. Cerca de 80% dos gastrinomas são esporádicos, enquanto os outros 20% estão associados à síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 1. Deve-se suspeitar da síndrome de Zollinger-Ellison em pacientes com úlcera péptica recorrente na ausência de infecção por H. pylory ou uso de AINE.

As úlceras pépticas em localizações incomuns, as úlcras múltiplas e as que não respondem à terapia usual são encontradas em associação com tumores que secretam gastrina.

As principais características desta síndrome são: hipergastrinemia, úlceras pépticas múltiplas, presença de neoplasia secretora de gastrina (80% no pâncreas, 15% no duodeno e 5% em outros locais) ou no contexto de uma neoplasia endócrina múltipla.

Zollinger-Ellison, síndrome de

Cirurgia Endocrinologia Gastroenterologia Oncologia