Kounis, síndrome de

Corresponde ao aparecimento de uma síndrome coronária aguda (SCA) associada a situações clínicas que cursam com ativação dos mastócitos, como ocorre nas reações alérgicas, de hipersensibilidade, anafiláticas ou anafilactóides. Acredita-se que o mecanismo fisiopatológico envolvido inclua a ativação mastocitária com liberação de mediadores inflamatórios indutores de vasoespasmo coronário e/ou ruptura da placa ateromatosa. Na literatura, tem-se observado um crescente número de casos reportados e associados a patologia médica, exposições ambientais e vários fármacos. Muitos autores acreditam que não se trata de uma síndrome rara, mas sim pouco reportada. Ela se apresenta em 2 formas: SK tipo 1, a qual ocorre em pacientes jovens sem evidência de doença arterial coronariana, nem fatores de risco. Os mediadores da reação de hipersensibilidade causam vasoespasmo e/ou disfunção de microcirculação cardíaca; na SK tipo 2 ocorre em pacientes com doença arterial coronariana e fatores de risco cardiovacular. A instabilidade da placa ateromatosa pelos mediadores inflamatórios é responsável pela síndrome coronária aguda relacionada. Há descrição da SK em alergia alimentares, picada de insetos, reação de contrates e medicamentos. O tratamento inicial é direcionado ao vasoespasmo coronariano e cessar a cascata de mediadores de hipersensibilidade, com o uso de aspirina, nitrato, anti-histamínico, estabilizadores de membrana de maastócitos e corticosteroides. Choque anafilático concomitante pode ocorrer, necessitando de adrenalina. O corticosteroide tem um papel muito importante após a estabilização inicial do paciente, devendo ser retirado com cuidado para não desencadear novo vasoespasmo.

Kounis, síndrome de

Alergologia Cardiologia Emergência Clínica Radiologia