CARREGANDO...

Olá Visitante      Login   Cadastrar
 

Münchausen, síndrome de

A síndrome tem como critérios diagnósticos definidores a produção ou simulação intencional de sinais e sintomas predominantemente físicos, a necessidade do paciente de sentir-se doente e a ausência de incentivos externos para seu comportamento (ganho econômico, fuga de responsabilidade legal ou melhora de bem-estar físico).

Pelas próprias características do quadro, poucos pacientes são atendidos por um psiquiatra. A maioria deles perambula por inúmeros hospitais e é atendida nos diferentes serviços de clínica e de cirurgia de emergência, sendo o diagnóstico dificultado pelo desconhecimento dos profissionais de saúde a respeito da síndrome.

O comportamento da paciente é bem característico, sendo motivado por uma necessidade intrínseca de receber atenção, principalmente, do ponto de vista médico-hospitalar.

Na síndrome de Müchhausen encontra-se uma maior prevalência de homens. A síndrome de Münchhausen está freqüentemente associada a um transtorno de personalidade.

O principal objetivo do tratamento da síndrome de Münchhausen é evitar dano extra ao se prevenir procedimentos médicos desnecessários. O segundo objetivo é conseguir motivar o paciente para uma relação terapêutica.

Os pacientes com a síndrome de Münchausen dificilmente se submetem a tratamento psiquiátrico e usualmente recorrem a diversas instituições, onde procuram induzir a equipe médica a submetê-los desnecessariamente aos mesmos procedimentos já realizados anteriormente.

É imprescindível a abordagem do ponto de vista psiquiátrico, que é a principal responsável pela cura completa dos pacientes, evitando-se, assim, frequentes recidivas.

As abordagens terapêuticas mostram resultados insatisfatórios e não existe consenso quanto ao melhor tratamento.

Münchausen, síndrome de

Psiquiatria

16

Artigo(s)
Relacionados
  • Psiquiatria

Deseja ler sobre outras síndromes? Selecione abaixo a letra inicial da síndrome que você busca.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z