Ogilvie, síndrome de

É uma condição clínica com sinais, sintomas e aparência radiológica de dilatação acentuada do cólon sem causa mecânica e pode complicar com rompimento da parede do cólon e sepse abdominal. O tratamento na maioria das vezes é cirúrgico. está associada à várias doenças, sejam elas traumáticas, obstétricas, cirúrgicas, cárdio-respiratórias, neurológicas, entre outras7,12. Tem como característica uma dilatação acentuada do cólon sem causa mecânica. O diagnóstico é feito por exclusão, com diagnóstico diferencial de carcinoma, aderências, dilatação gástrica aguda, impactação fecal, vôlvulo e isquemia mesentérica. Quando o processo obstrutivo não é interrompido, pode haver complicação do caso devido ao rompimento da parede do cólon e conseqüente evolução para sepse abdominal. A teoria mais aceita para explicar a sua fisiopatologia refere-se à excessiva supressão parassimpática, estimulação simpática ou ambas, que resultam em atonia do cólon. O tratamento pode ser feito de três formas: Conservadora, cirúrgica ou descompressão por colonoscopia.

Ogilvie, síndrome de

Cirurgia Coloproctologia Emergência Clínica Gastroenterologia