Capgras, síndrome de

É a crença delirante de que uma pessoa foi substituída por outra ("um impostor"), que seria psicologicamente diferente, mas fisicamente idêntica ao substituído. A síndrome de Capgras é a mais prevalente dos transtornos delirantes (TDI) e está associada a transtornos psiquiátricos como esquizofrenia e transtornos de humor, bem como a doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson e lesões cerebrais (trauma, vascular). Os delírios monotemáticos de identificação representam uma forma única e incomum de comprometimento cognitivo nas quais o paciente consistentemente identifica de forma errônea pessoas, lugares, objetos ou eventos. A síndrome de Capgras é o subtipo mais comum dessas desordens, sendo definida como a crença recorrente e transitória que um impostor substituiu uma pessoa familiar. Essas entidades são geralmente relacionadas com doenças neurodegenerativas e distúrbios psiquiátricos.

Capgras, síndrome de

Psiquiatria