Zinner, síndrome de

É uma doença extremamente rara caracterizada pela atrofia ou agenesia renal ipsilateral, dilatação cística da vesícula seminal unilateral, sendo esta associação produto de um anomalia congênita dos ductos de Wolff, no primeiro trimestre da gestação. Foi relatada pela primeira vez em 1914 por Zinner e, posteriormente, veio a ser conhecida como síndrome de Zinner. Cerca de dois terços dos cistos congênitos associam-se a esta malformação. A agenesia renal unilateral está presente em 0,1% dos recém-nascidos e destes 12% apresentam malformações associadas dos genitais. A síndrome muitas vezes ocorre na segunda e terceira década de vida. A sua manifestação varia individualmente, desde pacientes assintomáticos até aqueles com alterações na fertilidade. As ferramentas para o diagnóstico desta síndrome inclui a urografia intravenosa, ultrassonografia trans-retal, ressonância magnética e cistoscopia. O objetivo do tratamento é diminuir o efeito de massa do cisto da vesícula seminal. A abordagem pode ser conservadora ou invasiva, dependendo do quadro clínico do paciente.

Zinner, síndrome de

Nefrologia Pediatria Radiologia Urologia