Quebra-nozes, síndrome de

Nutcracker syndrome

É caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas secundários ao pinçamento da veia renal esquerda. O ponto de compressão ocorre mais comumente em localização situada entre a artéria mesentérica superior e a aorta. As manifestações clínicas incluem hematúria associada com outros sinais e sintomas, como dor lombar ou pélvica, e varicocele ou varizes pélvicas.

Acomete geralmente mulheres entre 20 e 40 anos de idade e é uma das causas de dor pélvica crônica subdiagnosticadas no meio médico.

Com o avanço dos métodos de diagnóstico por imagem e com o advento da cirurgia endovascular, o tratamento da síndrome - que até um passado recente era restrito à cirurgia aberta convencional - pode agora ser realizado por meio de métodos menos invasivos.

A cirurgia convencional envolve procedimentos associados a uma maior morbidade, como transposição da veia renal, autotransplante renal e mesmo nefrectomia.

Quebra-nozes, síndrome de

Angiologia Nefrologia Pediatria Radiologia Urologia