Síndrome TINU

Tubulointerstitial nephritis and uveitis syndrome

A síndrome nefrite tubulointersticial e uveíte (síndrome TINU) é uma entidade clínica incomum e a maioria dos pacientes são adolescentes e mulheres jovens. A nefrite tubulointersticial (NTI) é uma significante causa de insuficiência renal entre crianças e adultos, e caracteriza-se por anormalidades histopatológicas e funcionais renais. A síndrome TINU é caracterizada por uma nefrite tubulointersticial aguda de curso favorável e uveíte crônica recorrente.

A fisiopatologia da síndrome TINU permanece pouco entendida, provavelmente envolvendo a imunidade celular e humoral. Sua etiologia é desconhecida, sendo vários os possíveis gatilhos que podem desencadeá-la, como infecções e uso de drogas.

Essa síndrome pode ser diferenciada de condições sistêmicas associadas à uveíte e à nefrite, sendo necessária a exclusão de outras doenças antes de se confirmar seu diagnóstico, especialmente na presença de achados oftalmológicos.

O diagnóstico é principalmente clínico, com comprovação da presença de NTI e uveíte, na ausência de evidências de outras doenças sistêmicas ou infecciosas. Os sintomas, na maioria das vezes, são inespecíficos, incluindo febre, cefaleia, fadiga e anorexia, fazendo com que o diagnóstico clínico seja difícil e muitas vezes atrase o início do tratamento.

A suspeição clínica e o conhecimento do manejo desta patologia por nefrologistas, internistas e oftalmologistas são mandatórios no tratamento do paciente com Síndrome TINU.

Síndrome TINU

Nefrologia Oftalmologia Pediatria Reumatologia